quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Esdras Almada Tosta, ex-profissional da área de Comunicação (Apresentador de Televisão) usa com mestria as ferramentas da sua área de trabalho na feitura deste livro. Com um estilo leve, fluídico, suave como o Tai-Chi-Chuan que pratica; numa linguagem didática – intencionalmente repetitiva – ora formal ora coloquial, o autor pega o leitor pela mão e o conduz nos misteriosos caminhos do esoterismo. Usa as lições aprendidas – ou não – por Hércules, o maior herói da humanidade – e as transforma – navegando na rica simbologia da Mitologia Grega – em úteis e práticos ensinamentos para o dia a dia de nossas vidas e que, se bem aplicados pelo leitor, muito o ajudarão na busca do autoconhecimento.
“Os 12 Trabalhos de Hércules, O Caminho do Ser Humano”, é envolvente, de leitura agradável e eficiente instrumento de auto-ajuda para o leitor. É um daqueles livros que deixam saudades quando se termina sua leitura. 


Mensagem do escritor Roberto Crema, Psicólogo, Vice-Reitor da Universidade Holística Internacional (UNIPAZ), para o autor deste livro.

 Meu caro Esdras:
Parabenizo-o pela pesquisa e hermenêutica tão extensa do mito de Hércules. Reafirmo minha admiração por sua metanóia pessoal e transpessoal, por sua busca simbólica pela aventura de Hércules, um arquétipo tão valioso e inspirador para aqueles que, como você, ousam empreender a jornada evolutiva.

Desejo-lhe pleno êxito neste empreendimento e muita Luz no seu Caminho. Abraço amigo, Roberto Crema.  


Hércules somos todos nós seres humanos na Terra, filhos e filhas de Deus – centelhas divinas – á procura do Caminho que nos leve à perfeição (nesta vida) e à imortalidade (na outra).

Cada Trabalho de Hércules é uma prova, um obstáculo interposto na sua caminhada para, se ultrapassado, galgar o herói um degrau a mais na escada que o levará à evolução espiritual, até ascender ao Olimpo, como um Deus.

No seu primeiro Trabalho, o Leão da Nemeia, ele enfrenta a sua própria personalidade formada de vícios, defeitos, e limitações; na Hidra de Lerna (o 2º. Trabalho) aprende a dominar suas emoções; na Corça de Cascos de Bronze e Chifres de Ouro paga Hércules o preço de sua presunção, ao enfrentar a ira da deusa Ártemis...

Combatendo as ferozes Aves do Lago Estínfalo; descendo aos Infernos para buscar o Cão Cérbero, terrível guardião da entrada do tenebroso reino; arrebatando das mãos da Morte a rainha Alceste; enfrentando a magia negra em Os Quatro Bois Vermelhos de Gerião; à procura do Jardim das Hésperides (o Éden) na busca das Maçãs de Ouro...

Nos 12 Trabalhos, subindo os degraus evolucionários – caindo, às vezes, para novamente subir – vai Hércules (vamos nós, seres humanos) aplicando no dia a dia da vida os conhecimentos adquiridos em cada Trabalho (em cada tarefa que nos é imposta) até alcançar a meta sonhada.

Esta é a sabedoria inserida neste livro, onde o autor vai buscar na rica simbologia da Mitologia Grega os ensinamentos que fazem deste seu “Trabalho” uma obra de grande utilidade para o leitor, na busca do autoconhecimento.




Um comentário: